Ações ambientais Nipponflex

Acreditamos que o desenvolvimento econômico juntamente com a preservação e conservação Ambiental formam o mais forte elo para um futuro sustentável. É por isso que a Nipponflex está inserida em um seleto grupo de empresas certificadas com a ISO 14001, sendo reconhecida mundialmente como empresa que cumpre rigorosos padrões para promover a proteção ambiental.

A Nipponflex em atendimento aos requisitos legais e ao que preconiza sua Política, objetiva a minimização dos impactos ambientais negativos através do controle de suas operações. Para isso desempenha programas e projetos que buscam sensibilizar e integrar todas as esferas envolvidas para que haja um comprometimento no contexto dos valores ambientais, fazendo com que a teoria seja transformada em resultados.

A Nipponflex é certificada da ISO 14001 desde o ano de 2007 e é a única empresa do ramo de Colchões Magnéticos com esta certificação. Publicada em Junho de 2011 na Revista “Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo” de circulação nacional que considerou a NIPPONFLEX empresa destaque nacional na Prevenção Ambiental no ano de 2010, dando a sociedade e a nossos clientes o feedback das nossas ações e afirmando o comprometimento para com nossa política.

Estas conquistas são reflexos de ações desenvolvidas com responsabilidade e, acima de tudo, com o compromisso da construção de um mundo melhor. A Nipponflex acredita que o exemplo é o mais poderoso agente de propagação e com bons exemplos não mediremos esforços para continuar no caminho do desenvolvimento sustentável, mostrando que nossas ações além de preservar o Ambiente, Preservam a Vida.

Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.

Atualmente um dos maiores problemas urbanos é o gerenciamento dos resíduos gerados pela população. Muitas toneladas de “Lixo” ainda são dispostas de maneira errada em lixões, rios, valas, terrenos baldios e fundos de vales. O problema fica ainda maior quando além dos resíduos da população, resíduos industriais provenientes das atividades fabris são dispostos da mesma forma, sem nenhum tipo de tratamento. Alguns destes resíduos também conhecidos como “Lixo Industrial” são altamente impactantes, assim, é necessário tomar cuidados ainda maiores no acondicionamento e destino final destes resíduos, desta forma é imprescindível que os geradores se responsabilizem pelo destino correto e façam um Gerenciamento de suas atividades para que não impactem ainda mais o Meio Ambiente.

A Nipponflex desenvolve o gerenciamento de 100% de seus resíduos gerados no pátio fabril e nos seus escritórios, sendo realizada a destinação adequada destes resíduos por empresas especializadas e legalizadas. Ainda, para um gerenciamento eficaz adotamos ideias sustentáveis como:

  • Repensar sobre os hábitos de consumo e descarte correto, separando embalagens, plástico, papel, praticando assim a coleta seletiva jogando no lixo apenas o que não for reciclável ou reutilizável;
  • Reduzir a geração de resíduos através da otimização de processos que evitam o desperdício de matéria prima aliada a educação ambiental dos colaboradores;
  • Reutilizar os materiais que tenham características retornáveis, ampliando a vida útil dos produtos;
  • Reciclar todos os resíduos passíveis para tal e que não possam ser reutilizados.
  • Reciclagem de todos os resíduos passiveis para tal e que não possam ser inseridos ao Reuso, a Reincorporação e a Reutilização, e que através do envio deste material para cooperativas e empresas devidamente regularizadas nos órgãos competentes são reciclados.

 

Estas idéias buscam alternativas para que os resíduos tenham outros potenciais a não ser o poluidor, e é este o foco do gerenciamento de resíduos sólidos na Nipponflex, evitar que este potencial vá para o lixo. Abaixo um diagnóstico do gerenciamento adotado pela Nipponflex.

Destinos dos resíduos da Nipponflex

 

Destinos dos resíduos da Nipponflex

Em todos os ambientes da empresa estão alocados coletores seletivos coloridos que segregam os resíduos de acordo com suas características.

Todo o resíduo coletado é classificado e encaminhado para cooperativas de reciclagem ou empresas especializadas e legalizadas para a gestão e destinação de resíduos.

Gerenciamento de Resíduos Líquidos.

Os Efluentes gerados no processo produtivo na Nipponflex são devidamente dispostos em caixas de contenção impermeabilizadas e em seguida encaminhados para tratamento por empresa especializada e devidamente regularizada pelos órgãos competentes.
Já o efluente caracterizado como esgoto sanitário é destinado à rede de coleta e tratamento público, administrado pela Companhia de Saneamento do Paraná.

Uso da Água

A água utilizada em todas as instalações da Nipponflex é captada de um poço artesiano devidamente Outorgado pelo Instituto das Águas do Paraná e periodicamente monitorada, obedecendo assim os padrões de qualidade necessários. Consciente da água usufruída, a Nipponflex dentro de suas instalações mantém áreas de solo permeáveis com áreas verdes que visam garantir a manutenção do aquífero sem perder a qualidade da água. E para que esta qualidade se mantenha é importante o gerenciamento dos resíduos líquidos aqui já citados.
Mas não é apenas na qualidade que pensamos, pensamos também na quantidade consumida. Para isso é desenvolvido um trabalho de conscientização com nossos colaboradores, salientando a importância do consumo racional dos recursos naturais visando a minimização dos impactos ambientais decorrentes do desperdício.

Licença SERFLOR

O SERFLOR - Sistema Estadual de Reposição Florestal Obrigatória foi concebido com base no dispositivo constitucional estadual que determina a obrigatoriedade de todos os consumidores de matéria prima de origem florestal efetuar a reposição florestal em quantidade equivalente ao volume consumido.

O SERFLOR tem como objetivo propiciar alternativas técnicas e economicamente viáveis aos consumidores para realizarem os seus reflorestamentos em terras próprias, terras de terceiros, sob regime de sociedade, associações, em parcerias ou individualmente, ou ainda sob delegação ao Estado através do recolhimento de “Cotas-árvore”, cujos recursos são destinados especificamente ao PRODEFLOR, com retorno direto em benefícios ao setor florestal paranaense. (Texto retirado do site oficial www.iap.pr.gov.br)

A Nipponflex assumindo a responsabilidade pelo uso e beneficiamento de madeira para a confecção de camas box e cabeceiras, recolhe anualmente as taxas cabíveis a sua atividade, tendo sua licença renovada periodicamente pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Gerenciamento de Emissão Atmosférica

Visando a redução e a minimização dos impactos ambientais causados pelo consumo de recursos naturais não renováveis, buscamos utilizar energias consideradas limpas. Porém existem alguns processos de produção que merecem uma atenção especial devido a atividade desenvolvida. Assim sendo, na Nipponflex todas as etapas que geram emissões de gases possuem sistemas de exaustão com filtros que possibilitam a minimização da liberação de poluentes na atmosfera.
Todos os dias recebemos entregas de matéria prima de nossos fornecedores, que na maioria das vezes são realizadas por veículos movidos a Diesel, um combustível fóssil não renovável. O uso deste combustível libera na atmosfera o gás carbônico (Co2), considerado o vilão do Efeito Estufa. Sendo assim, todos os veículos dos fornecedores movidos a Diesel no momento da entrega são inspecionados para verificação do atendimento dos padrões de emissão de fumaça e, os veículos da frota da Nipponflex são submetidos periodicamente à manutenção preventiva e monitoramento.

Redução da Embalagem

Tendo como principio a redução de matéria prima utilizada nas embalagens dos colchões e pensando na minimização de resíduos sólidos, a Nipponflex repaginou a estrutura de suas embalagens. Este projeto segue a linha da embalagem sustentável, que visa acondicionar o mesmo produto com benefícios como redução na quantidade de material de embalagem, otimização do processo produtivo e do transporte do produto.
Neste caso as mudanças ocorreram na retirada das cantoneiras das embalagens sem que suas dimensões fossem modificadas e a qualidade do produto comprometida. Esta mudança tem um saldo de:

- redução de 13% no uso de chapas de celulose para embalagem;
- economia de aproximadamente 46.668 m²/ano de chapa de celulose,,
- redução das emissões de CO2 devido à menor uso de energia no processo.
- redução na extração e consumo de matéria-prima (árvore) virgem para a produção da celulose resinada.

 

Nipponflex Ind, e Comercio de Colchões. www.nipponflex.com.br - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Nipponflex.

 

 

Qual a sua dúvida ?

Envie um e-mail rápido para Nipponflex, preencha os campos à direita.

* requirido
Enviar